TIPOS DE ÓLEOS E FRITURAS
- Ísis Morari
- 18 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de dez. de 2024
Sempre há grandes dúvidas acerca de qual óleo utilizar nas preparações culinárias.
Quando se trata de óleos vegetais precisamos analisar a sua composição nutricional para averiguar qual causaria menos danos, por isso devemos se atentar aqueles que possuem menor quantidade de gordura saturada e maior de insaturada.
A preferência dos consumidores são os óleos de soja, milho, girassol e canola.
Dentre eles, o que possui melhor composição nutricional é o óleo de canola, apresentando baixo teor de gorduras saturadas, quantidades de ácidos graxos monoinsaturados (AGM) e ácidos graxos poli-insaturados (AGP). E, aqui, estamos falando dos óleos mais consumidos pela população, é óbvio que o Azeite de Oliva extra virgem sempre será indicado para consumo diário.
Apesar de saber que o óleo de canola é "melhor", o óleo de soja é mais escolhido devido ao custo ser inferior na qualidade nutricional, pois possui mais gorduras saturadas, aquela que aumenta o colesterol ruim (LDL), triglicerídeos e reduzem o colesterol bom (HDL), levando a quadros de doenças cardiovasculares.
A inserção do óleo de canola, poderia favorecer a qualidade nutricional do óleo consumido na casa. Mas lembrando que, nem sempre isso é possível, aqui fica apenas uma explicação da qualidade nutricional do óleo, podendo você escolher aquele que cabe melhor no seu bolso.