Suplementação de creatina
- Ísis Morari
- 17 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
A suplementação de creatina, há muito tempo, vem sendo assunto em praticantes de atividade física e sedentários sobre os objetivos que pode proporcionar, principalmente em mulheres.
Para entendermos melhor sobre ela, precisamos saber qual é a sua procedência e elucidar dúvidas sobre o seu uso.
Como conseguimos a creatina de forma natural ?
Podemos sintetizar através do nosso fígado, pâncreas e rins, a partir de dois aminoácidos arginina, glicina e metionina, e armazenada predominantemente nos músculos esqueléticos.
Também podemos consumir através da alimentação, pela ingestão de peixe e carne vermelha.
Muitos utilizam a creatina para aumento de força e massa magra, no entanto a sua aplicabilidade vai além disso, como por exemplo:
suplemento nutricional com maior potencial ergogênico
efeitos na saúde cerebral, como depressão
saúde imunológica, intestinal
saúde da mulher
auxilia em pacientes com fibromialgia
melhora o desempenho físico: força, massa e recuperação
favorece a atividade cerebral
Embora todos possam produzir sua própria creatina, as mulheres já possuem seu estoque de creatina menor do que nos homens, justamente por consumir menores quantidades provenientes da dieta.
Vamos as principais dúvidas sobre o uso da creatina:
Qual creatina suplementar ? Monohidratada.
Qual horário consumir? Principais refeições, café da manhã, almoço ou jantar, nunca isolada com água, pois precisamos da presença de carboidrato para liberar insulina e poder melhor absorver essa creatina.
Pré ou pós-treino? Tanto faz, sua eficácia provem do uso crônico da creatina, dia após dia.
Por quanto tempo? De forma crônica, mesmo nos dias em que não houver atividade física.
Qual a dose recomendada? A dose recomendada é de, em média, três gramas por dia, que é a dose de scoop que, normalmente, vem nos suplementos. Mas o ideal é fazer o cálculo por quilo.
Creatina engorda? Essa dúvida surge pelo fato de alguns relatarem inchaço, principalmente mulheres, mas é uma retenção de água atribuída ao aumento do volume intracelular, mas há estudos que sugerem que a suplementação de creatina não altere a água corporal.
Sugestões de uso, marcas confiáveis e associações que podem ser feitas:
*O uso da creatina com o ômega-3 possui importante ação na função cerebral, reprodutiva, na gestação e para crescimento intrauterino.
A creatina, coenzima Q10 e o ômega 3, atuam sinergicamente na saúde cardiovascular, endotelial, em processos inflamatórios crônicos e proteção ao processo de envelhecimento.
Sempre busque comprar suplementos no site das marcas em que você confia, sites de revendas podem implicar em falsificações, o que poderia levar a efeitos adversos não esperados.
É recomendado buscar orientação de um médico ou nutricionista antes de começar a usar o suplemento.
*Encontre descontos em suplementos alimentares aqui!
.